Como Guardar e Conservar as Botas

Com o início do Outono e a proximidade do Inverno, as botas começam a fazer parte dos seus looks. São inúmeros modelos que deixam o visual mais bonito e elegante. Porém, para ser um diferencial na composição do look, as botas precisam estar em perfeito estado e bem conservadas.

As botas acabam sofrendo com pequenas agressões do ambiente. Para ter botas bonitas por mais tempo, alguns cuidados são essenciais para a conservação do sapato. Preparamos algumas dicas para limpeza e conservação de botas. Confira!

Botas de cano longo

Botas de cano longo podem ser difíceis de guardar de uma maneira que mantenha a forma delas. Para isso feche o zíper, deixando-a pronta para ser guardada, enrole uma revista ou use uma garrafa pet e enfie na bota. A revista vai desenrolar e vai deixar a bota na forma correta. A melhor forma de guardar botas de couro de cano longo é em pé. Se elas ficarem dobradas ou deitadas uma em cima da outra, isso pode deformar o couro. Uma dica é colocá-las de pé na parte inferior do armário. Outra dica é colocá-las em caixas de madeira. A madeira absorve a umidade e impede que o mofo se forme. Mesmo assim, é importante verificar se o local onde você vai deixar a caixa não tem umidade.

Após o uso e a limpeza nunca guarde sua bota imediatamente, deixe-a respirando por algumas horas, mas nunca no sol, pois pode manchar a camurça e ressecar o couro. Para limpar a sola use uma escova úmida para tirar toda a poeira.

Camurça e Nobuck

A melhor maneira de como limpar camurça e nobuck é com uma escova própria para esse tipo de material, a escovação é feita a seco e deve ser feita sempre na mesma direção. A camurça é um dos materiais que mancham com mais facilidade, portanto, é necessário passar um impermeabilizante específico.

Confira se ela já vem impermeabilizada, caso não, faça isso antes de usá-la. Evite deixá-las em ambientes úmidos ou com muito calor, enrole as botas em um papel toalha e guarde em uma caixa.

Botas over the knee (acima do joelho)

Quando fabricadas em camurça ou veludo maleáveis, podem ser guardadas com boia de espaguete cortada na altura do cano.

Couro com textura

Texturas diferenciadas, como de cobra, podem ser limpas com um pano macio seco ou uma flanela, para retirar as sujeiras que se acumulam nas texturas.

Verniz

Ao limpar o couro envernizado, evite qualquer material que possa riscar a bota como escovas. Por isso, utilize panos macios e pouco umedecidos.

Couro

O ideal é limpar após cada uso. Como a sujeira é inevitável, os cuidados na hora da lavagem são essenciais. Limpe a bota delicadamente com a ajuda de um pano úmido. Em sujeiras mais profundas e na sola do calçado, utilize uma escovinha de cerdas bem macias com um pouco de sabão neutro em barra (nada de sabão em pó). Depois de limpa, deixe a bota secar à sombra. Para conservar os produtos fabricados em couro

Com essas dicas suas botas vão estar sempre incríveis! E você já sabe se precisar de qualquer reparo naquela bota preferida vá até o Serviços do Futuro mais próximo que nós deixamos sua bota velha novinha! E confira também nossos produtos para higienização dos sapatos.