Conheça os tipos de coletes masculinos!

O colete de alfaiataria masculino é uma ótima peça para você que busca algo para inserir elegância e sofisticação em seu look, mas acha um blazer muito pesado e quente, por exemplo. No frio ela pode ser sobreposta por casacos, jaquetas ou blazers, sempre dando aquele acabamento “cool” ao visual.

Apesar de muita gente pensar que os coletes desse tipo são todos iguais ou extremamente parecidos, existem dezenas de características que podem mudar de um para outro, aqui nós listamos apenas as mais aparentes e mais comuns, confira:

Tipos de abotoamento em coletes de alfaiataria masculinos

Abotoamento simples alto – geralmente composto por cinco botões (ou mais), ele chega bem perto da metade do tórax e, em alguns casos, do colarinho da camisa. É o modelo mais comum de se encontrar nas lojas.

Abotoamento simples baixo – formado por, no máximo, 3 ou 4 botões, tende a mostrar mais do tórax, camisa e da gravata. Também é fácil de encontrar e fica bem com roupa casual, pois dá visibilidade a estampa ou padrão da camisa que vem por baixo.

Abotoamento cruzado ou duplo – também conhecido como double-breasted, possui duas colunas de botões que deixam a peça com uma cara mais clássica. Assim como o abotoamento simples, pode ser alto (c1) ou baixo (c2), dependendo do número de botões.

Tipos de lapelas e golas em coletes masculinos

Gola em V – Bem popular, dá um acabamento alinhado sem chamar muita atenção. Fica alongada quando o abotoamento é baixo e mais fechada conforme aumentam o número de botões.

Gola em U – Presente principalmente em coletes de alfaiataria masculinos que fazem parte de smokings, tem um visual diferente e deixa muito da camisa exposto.  Algumas chegam a ter só 2 botões, outras tem três ou quatro bem próximos.

Lapelas – Alguns coletes podem ter lapelas semelhantes a dos ternos e costumes – inclusive nos formatos quadrados ou pontudos (c1) ou até gola xale (c2) – dando um ar mais formal e elaborado a peça, mas nem por isso escapando dos looks com jeans e roupas casuais, sabendo combinar eles também ficam ótimos!

Padrões e estampas em coletes de alfaiataria masculinos

Lisos são bem comuns, mas com paciência dá para encontrá-los também em xadrez príncipe de gales, window pane ou pied de poule. Risca de giz e o padrão espinha de peixe são boas opções para quem gosta de algo diferente, mas discreto.

Tecidos para coletes de alfaiataria

A regra é a lã fria, lã tropical, veludo e poliviscose, coletes estilo anarruga, algodão ou de linho – estes últimos muito indicados para o calor – dão um  pouco mais de trabalho para encontrar, sobretudo fora da temporada de calor.

Como vocês podem ver existem mais variações de coletes de alfaiataria do que podem supor as pessoas que nunca analisaram a peça de perto. Cada um destes detalhes contribui para o estilo do colete e podem definir seu uso no dia a dia.

Comprei um colete e preciso de ajustes, e agora?

Vá no Serviços do Futuro mais próximo de você. Oferecemos serviços de costura de qualidade para fazer ajustes, reparos e customizações completas!

Fonte: Canal Masculino