Do couro ao Tecido: Como limpar, conservar e guardar cada tipo de calçado

Pense por um minutinho sobre como você tem cuidado dos seus sapatos! Será que eles estão sendo guardados da maneira correta? Pois se você quer conservar seus pares bonitos e íntegros por mais tempo, confira nossas dicas de como guardar os sapatos adequadamente:

Camurça

Como limpar: jamais molhe. O melhor é passar uma escova própria a seco para tirar a sujeira. Se não tiver esse item, use escova de calçados ou de dentes, também a seco. Depois, misture em um recipiente água morna e detergente para roupas e molhe levemente a escova, enxugue-a com toalha e escove levemente o calçado.

Por último, passe uma toalha de plush e deixe o calçado secar em local arejado e protegido da luz do sol. Após algumas horas, esfregue novamente a escova seca, em sentido horário.

Dica de conservação: aplique protetor impermeabilizante da Serviços do Futuro antes de usar o sapato pela primeira vez.

Cetim
Como limpar: com uma escova de cerdas macias ou flanela umedecida em um pouco de sabão neutro, esfregue suavemente os pontos sujos. Deixe secar à sombra.

Dica de conservação: jamais use produtos abrasivos ou escovas de cerdas duras, pois danificam o cetim.

Couro legítimo, pelica e tênis branco

Como limpar: retire o excesso de sujeira com escova macia, flanela limpa ou escova de dentes antiga, levemente umedecidas. Misture água morna e detergente para roupas e passe um pouquinho do líquido com escova ou pano, com bastante cuidado.

Ao engraxar, aplique creme específico para hidratação e conservação de artigos de couro liso. Deixe secar à sombra e lustre com a escova macia ou flanela. Jamais pendure no varal.

Dica de conservação: alterne o uso do calçado, já que o suor e o calor reduzem a durabilidade do couro. No caso do tênis, só guarde-o quando estiver totalmente seco.

Nobuck

Como limpar: para remover sujeiras, use uma escova para nobuck, encontrada em sapatarias. Na sequência, aplique xampu específico para o material com flanela ou esponja limpa. Esfregue cuidadosamente apenas nos pontos que mais precisam de limpeza e coloque o calçado para secar à sombra.

Aplique produto renovador e, mais uma vez, passe a escova que usou no início. Assim, conseguirá restaurar a cor e o toque aveludado.

Dica de conservação: aplique protetor impermeabilizante antes de usar o sapato pela primeira vez.

Plástico

Como limpar: retire a sujeira acumulada com água e escova própria para a limpeza de calçados ou uma escova de dentes velha. Seque em lugar arejado, protegido do sol.

Dica de conservação: guarde o calçado apenas quando estiver bem limpo e seco. Pode ser em caixa de papelão ou de plástico.

Tecido

Como limpar: remova as sujeiras com escovas com cerdas macias ou flanelas limpas levemente umedecidas. Depois, esfregue suavemente com um pouco de sabão neutro. Sempre deixe secar à sombra.

Se o calçado for de lona, após retirar o grosso da poeira e das manchas, misture água morna e detergente para roupas em um recipiente e aplique um pouco, usando esponja macia ou toalha de plush para esfregar a área de borracha. Também deve ser colocado para secar em local coberto.

Dica de conservação: guarde em lugar arejado e nunca use produtos abrasivos ou escovas de cerdas duras na limpeza.

Veludo

Como limpar: use escova de cerdas suaves ou flanela limpa, levemente umedecida, para tirar pó e manchas. Esfregue com cuidado, usando um pouco de sabão neutro. Deixe secar à sombra. No final, passe uma escova de cerdas suaves para restaurar o toque aveludado.

Dica de conservação: guarde em local arejado e escove suavemente o veludo, sempre na direção do pelo.

Verniz

Como limpar: remova a sujeira com flanela limpa e levemente umedecida. Para lustrar, aplique um limpador de verniz e deixe secar por cinco minutos. Logo após, lustre com flanela para recuperar o brilho.

Dica de conservação: alterne o uso do calçado, pois o suor e o calor reduzem a durabilidade do couro. Guarde sempre em sacos protetores para evitar que fiquem riscados ao entrarem em contato um com o outro.

Todos os produtos e materiais você encontra na Serviços do Futuro!

Renovadores, conservadores, protetores, escovinhas e tudo o que você precisa para preservar seus calçados você encontra em nossas lojas. Confira agora mesmo a unidade mais próxima de você e entre em contato conosco!

Fonte: Uol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *