Como cuidar dos sapatos e deixá-los sempre lindos!

Dicas simples que fazem toda a diferença!

Quanto tempo costuma durar os seus calçados? É comum encontrarmos pessoas que precisam estar sempre comprando um novo par de sapatos. E não apenas para ter mais uma opção no armário, mas sim por necessidade, já que seus pares estragam muito facilmente.

Geralmente, estas pessoas testam e trocam de marcas várias vezes, sem saber que a simples mudança de alguns hábitos ajuda na conservação dos calçados, deixando-os bonitos e com aparência de novos por muito mais tempo. Quer saber como cuidar dos sapatos? Se liga nas dicas!

Uma sugestão para quem se apaixona por um par e não quer mais parar de usá-lo é alternar os dias de uso, deixando o sapato descansar por alguns dias. De acordo com especialistas, usar o mesmo par por mais de dois dias consecutivos pode deformar o solado mais rapidamente, reduzindo a sua durabilidade.

Quem tem que trabalhar com salto alto e precisa ou costuma ir a pé para o escritório ou empresa, deve, até por razões de conforto, usar uma sapatilha ou um tênis durante o até o trabalho. E então, somente depois de chegar ao local, fazer a troca de calçado. Isso porque os pedregulhos, buracos e deformações das ruas e calçadas estragam muito facilmente o solado, o salto e o bico do calçado.

Como limpar?

Sapatos de couros em geral: deixar o sapato descansar por no mínimo 24 horas em local arejado e protegido do Sol.

Couro liso: limpar com flanela seca e limpa, escovar a sola com escova de cerdas macias e firmes. Passar graxa, lustrar e posteriormente guardar também em local arejado. Mesmo sendo um armário, é essencial que esse espaço seja ventilado.

Couro carmurça ou nobuck: limpar com escova apropriada para esse tipo de couro, escovar o solado com outra escova de cerdas firmes e macias, caso tenha sujidade visível no calçado, limpar com produtos apropriados para camurça e nobuck, esperar secar e depois guardar em local apropriado e arejado.
Nesses tipos de couros recomendamos após sua limpeza, o uso de impermeabilizantes para sua maior proteção, em alguns casos o uso dos revividores realçam suas cores mantendo-os bonitos por mais tempo.

Couros especiais: peles de cobra, jacaré, pelica e peixe, esses couros são feitos de peles com tons diferentes, portanto ele apresentará cores mescladas, após limpeza convencional, vão precisar de graxa incolor.

No caso de couros nunca se deve usar produtos abrasivos como removedores, ou outros limpadores domésticos, essencial usar produtos específicos para couro, somente isso garante longevidade em seus artigos.

Sapatos em tecido: Deixar os calçados descansarem por 24 horas no mínimo, limpar as solas externa e interna com escova macia e de cerdas firmes.

Caso o sapato apresente sujidade, usar uma escova pequena macia, testando com cautela se a mancha apresentada sairá sem a necessidade de lavar, se for necessário lavar, use produtos recomendados, cuidado com excesso de água, isso pode provocar novas manchas ou descolamentos.

Nesses artigos podem ser utilizados impermeabilizantes após conclusão de limpeza.

Sapatos em material sintético, verniz  e plastificados: Esses artigos precisam igualmente descansar por 24 horas antes do próximo uso, a limpeza de solado e palmilha interna segue o mesmo padrão, porém sua limpeza  externa é mais simples, bastas uma flanela ou tecido macio similar, umedecido com agua limpa e sabão neutro, da mesma forma não pode haver excesso de água, os danos serão prejudiciais.

*Recomendamos usar produtos apropriados para a fase de limpeza e de conservação.

Tênis: Retirar os cadarços e deixa-los em descanso por também 24 horas, escovar as solas com escovas de cerdas mais firmes, se o seu tênis tiver detalhes em couro, atentar para a limpeza nessa área como recomendado como o sapato de couro.

Se seu tênis for  integralmente confeccionado em couro, usar o procedimento completo recomendado ao sapato de couro, lembrado que a palmilha interna deve ser retirada, lavada e deixar secar naturalmente.

Caso o tênis seja integralmente em tecido, lavar com agua e sabão neutro dependendo de sua sujidade, senão é só lavar sua palmilha interna e cadarços de maneira satisfatória.

Os tênis não devem ser colocados em maquinas de lavar, mesmo que em saquinhos protetores, o descolamento vai ocorrer fatalmente, mesmo sendo tênis totalmente de tecido, evitar encharca-los de água, no mercado existem shampoos que limpam seus tênis a seco e são muito eficientes.

Lembrando que as palmilhas internas dos tênis em geral são feitas em espumas, forradas em tecidos, essas podem ser lavadas normalmente com escova, água e sabão. Também podem ser substituídas caso seja necessário.

Fonte: Sapataria do Futuro e Bottero