Porque utilizar um Relógio de Corrida?

Ao se observar corredores na rua ou nos parques, ainda se vê muitas pessoas utilizando o aparelho celular como monitor para medir a distância e a velocidade. Isto tornou-se possível graças aos aplicativos de corrida, mas será que esta é a melhor forma para acompanhar seu desempenho em provas e treinos?

Existe uma alternativa, os relógios para corrida equipados com GPS e monitor cardíaco, que são desenvolvidos especificamente para este fim. Mas vale a pena o investimento da compra? Nós do site Rota Perdida somos especialistas neste tipo de equipamento, e vamos dar 10 razões para que você deixe de lado o seu celular na hora de correr e use um relógio moderno no pulso.

Praticidade: Um relógio é muito mais leve que um celular. Além disso, é muito mais prático para se visualizar todas as informações essenciais para a corrida, já que está no seu próprio pulso. Geralmente quem corre com o smartphone utiliza uma braçadeira, que torna pouco acessível aos mesmos dados. Não podemos nos esquecer que ao utilizar o celular enquanto corremos, corremos o risco derrubá-lo e danificá-lo.

À prova de água: Imagine que você está correndo em um local aberto e é pego por

uma forte chuva de verão, muito comum no Brasil. Com um relógio de corrida você não teria problemas, pois todos são resistentes à água, mas correndo com um celular provavelmente você teria que procurar a assistência técnica.

Precisão do GPS: Os smartphones modernos tem muitos recursos e funções, mas para reduzir os custos seus fabricantes não podem investir no que há de mais moderno de cada coisa. Por exemplo, a qualidade do sensor da câmera é muito inferior ao de uma câmera DSLR. O mesmo acontece com a antena do GPS, que tem uma precisão muito maior nos relógios de corrida.

Bateria: Além de processar as informações da corrida, os aparelhos celulares precisam rodar outros aplicativos e pacotes de dados. Por este motivo, têm a durabilidade das baterias bem reduzida quando ligado no modo GPS. Os relógios conseguem proporcionar muito mais tempo de bateria, evitando que você fique na mão durante uma prova longa. Um bom exemplo é o Suunto Ambit3 Peak, que tem uma durabilidade de 20 horas no modo GPS.

Funções específicas: Os relógios de corrida têm funções que os celulares e seus aplicativos não conseguem oferecer. Para dar alguns exemplos: taxa de batimentos cardíacos, cálculo de VO2 Máx, cálculo de limiar de lactato, cadência, tempo de contato com o solo, entre outros. Dependendo do relógio terá funções para outros esportes também, como ciclismo ou natação (para medir, por exemplo, a quantidade de braçadas e de extensões de piscina nadadas).

Desconecte-se: No mundo atual vivemos cercados de informações e cobranças a todo o momento, sejam elas por emails, whatsapp ou redes sociais. A corrida deve ser muito mais do que um exercício para o corpo, mas uma forma de pacificar a mente no meio de tudo isso. Pensando nisso, que tal se desconectar um pouco e aproveitar esse momento só seu?

Estilo: Você já se perguntou por que em pleno século 21 muitas pessoas ainda continuam usando relógio no pulso? O relógio é muito mais do que um aparelho para informar as horas, é um acessório de moda que diz um pouco sobre a personalidade da pessoa. Percebendo isso, fabricantes como Suunto e Garmin investem bastante no design dos seus relógios. Hoje em dia há uma grande oferta de modelos bonitos e modernos, para que você possa usar o relógio também no seu dia a dia e mostrar que você é ligado ao mundo da corrida.

Smartwatch: Assim como um iwatch da Apple, ou o Galaxy Gear da Samsung, os GPS de corrida modernos também são smartwatches. Isto significa que você consegue no dia a dia , através do Bluetooth, checar mensagens e outras informações sem precisar tirar o celular do bolso.

Aplicativos: Não é preciso abandonar seus aplicativos de corrida favoritos como Strava, Run Keeper ou Nike+. É possível sincronizar os dados do seu relógio com eles para fazer a comparação do seu desempenho com o de seus amigos.

Música: Para muitas pessoas o principal motivo para continuar correndo com o celular é o hábito de escutar música durante o treino. Mas isso também se tornou passado, as fabricantes de relógios com GPS já estão atentas a isso. A Tom Tom por exemplo lançou o Runner 2 Cardio + Music, que armazena mais de 500 músicas e as transmite via buetooth para um fone sem fio.

Se der problemas no relógio, a gente arruma!
Fazemos manutenção, customização e ajustes em vários tipos de relógio. Consulte as lojas que disponibilizam os serviços de relojoaria e aproveite!